Workshop Internacional DAEE 2016 + Javier Peña Ibáñez (Espanha)

 

Espaços efêmeros e intervenções urbanas – Workshop com Javier Peña Ibáñez
02/01/2016 | Archdaily Brasil

Intervenções urbanas efêmeras. Segunda edição do Workshop Internacional DAEE traz para João Pessoa o arquiteto espanhol Javier Peña Ibánez
11/01/2016 | Revista Edificar

Instalações Urbanas Efêmeras: Workshop Internacional DAEE com o arquiteto espanhol Javier Peña Ibánez
14/01/2016 | Portal Vitruvius

Workshop Internacional DAEE | International Workshop DAEE | Javier Peña Ibañez
20/01/2016 | Hashtarch (Europa)

International Workshop DAEE, Master’s Degree in Ephemeral Spaces Design and Architecture
20/01/2016 | Hashtarch (Europa)

Taller Internacional 2016 del Máster en Diseño y Arquitectura de Espacios Efímeros (DAEE)
08/02/2016 | Plataforma Arquitectura (Chile)

Javier Peña Ibáñez: Clase magistral 2016 del Máster en Diseño y Arquitectura de Espacios Efímeros (DAEE)
08/02/2016 | Plataforma Arquitectura (Chile)

Javier Peña Ibañez y la construcción de espacios efímeros (Entrevista Exclusiva!)
08/02/2016 | Plataforma Arquitectura (Chile)

Arquiteto espanhol ministra aula inaugural da Pós-DAEE do IESP
16/02/2016 | Revista Edificar

Alunos do Workshop Internacional da pós-graduação em DAEE do IESP promovem reflexão sobre ocupação dos espaços na área central da cidade
29/02/2016 | Revista Edifica

Clase magistral 2016 del Máster en Diseño y Arquitectura de Espacios Efímeros (DAEE)
06/03/2016 | Portal Vitruvius

Workshop Internacional cuestiona vulnerabilidades de centros históricos de Brasil
06/03/2016 | Portal Vitruvius

Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa
10/03/2016 | Archdaily Brasil

Entre os dias 22 e 27 de fevereiro de 2016 a Pós-Graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros, Pós DAEE, do Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP, promoveu o segundo Workshop Internacional de intervenções urbanas e instalações efêmeras. O curso foi conduzido pelo arquiteto espanhol  Javier Peña Ibanéz, professor do Instituto Europeu de Design, IED, e diretor do Festival de Arquitectura y Diseño de Logronho, o Concéntrico.

O workshop contou a participação de profissionais da Paraíba, do Ceará, do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os integrantes passaram a semana se reunindo e discutindo para desenvolver a  intervenção efêmera que seria realizada ao final do curso.

Durante o processo criativo, um tema recorrente foi o abandono dos centros das cidades e, ainda, como a negligência para com esses lugares refletem na fuga das pessoas dessas áreas, acarretando, consequentemente, na subutilização desses espaços urbanos. Para chamar atenção para esse problema, foi proposta uma intervenção com intuito de fazer com que as pessoas se questionassem sobre o papel desses centros, em particular o centro da cidade de João Pessoa.

Por meio de 40 cubos que contavam com faces espelhadas, para chamar atenção para os importantes elementos que compõe a paisagem do centro; com motivo gradil, elemento presente na arquitetura da cidade e que faz alusão à segurança; e o mais importante, letras que compunham a frase#CentroPraQuem?, reivindicando à quem pertence esses espaços.

A intervenção urbana além de efêmera teve um caráter itinerante, passando por locais de interesse do centro da cidade como a Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), a Praça Rio Branco, O adro da Igreja de São Francisco, a Casa da Pólvora, finalizando na Praça Anthenor Navarro.

Na Praça Anthenor Navarro, as peças formando a hashtag #CentroPraQuem? foram deixadas expostas até serem apropriadas e posteriormente levadas pela população que frequentava a praça, durando um dia, e fazendo jus a efemeridade da proposta.


Além de promover um momento de construção coletiva de novos conhecimentos no âmbito dos projetos de caráter temporário, o objetivo do projeto do Workshop Internacional DAEE é de gerar oportunidade para trocas de experiências com profissionais envolvidos na produção de intervenções urbanas fora do Brasil.

Nas férias de janeiro de 2015 Susana Piquer veio de Barcelona e coordenou, ao lado do coletivo VaASTU (Recife/PE) o primeiro experimento desse formato de curso. O resultado foi a intervenção Zito, executada na Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa. Agora, a segunda montagem do Workshop Internacional DAEE estará a cargo do arquiteto espanhol Javier Peña Ibánez, que utilizará da mesma metodologia para desenvolver junto aos participantes um projeto de instalação efêmera em alguma área da cidade. O workshop acontecerá entre os dias 22 e 27 de fevereiro, de segunda à sábado, e contará com uma carga horária de 30h.

Ainda, além de conduzir o Workshop Internacional DAEE, Javier abriu o ano letivo de 2016 da Pós DAEE com uma palestra sobre seu trabalho na Espanha e ministrou o módulo “Vitrinismo e Visual Merchandising”, uma das disciplinas dessa pós graduação. A palestra foi aberta ao público, no dia 18 de fevereiro, no auditório William Pinheiro (Bloco F do IESP Faculdades). Já o módulo sobre vitrinismo foi exclusivo para os estudantes matriculados na segunda turma da Pós DAEE e aconteceu entre os dias 19 e 20 de fevereiro e 04 e 05 de março.

Sobre o convidado

00_Javier_Gio_Ponti

Natural de Logronho, Espanha, Javier é arquiteto, formado na Universidade Politécnica, Escola Técnica Superior de Madri, ETSAM. A partir de uma visão especializada na difusão e na pesquisa da arquitetura, promove um diálogo que se desenvolve em paralelo com a arte, o design, o urbanismo e a participação cidadã. Atualmente é professor do módulo Espaços Efêmeros no Curso Superior de Design de Interiores no IED, Instituto Europeu de Design, e, paralelamente, desenvolve trabalhos como profissional autônomo.

É vencedor de prêmios internacionais e já participou de diversas feiras, onde teve a oportunidade de apresentar a versatilidade do seu trabalho. Entre os mais destacados, estão Fluxciudad/Cásate, Ciudad Doméstica, Basics, Escena y Concéntrico.

Cite_surprise (1)