4a Edição

As interessadas e os interessados em participar da 4ª edição da Pós DAEE, Pós-graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros do IESP, poderão se inscrever a partir de junho para participar da seleção do grupo que fará parte da turma 2017/18. O processo será totalmente on-line, através do preenchimento de um formulário (clique aqui).

As aulas terão início em setembro de 2017 e serão disponibilizadas apenas 25 vagas. O objetivo da Pós DAEE é atender recém formadas e recém formados em Arquitetura e Urbanismo, Design e áreas afins. Outros perfis poderão se inscrever, mas serão selecionados apenas aqueles que tenham apresentado algum envolvimento com o tema do curso durante sua trajetória acadêmica e/ou profissional.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail daee@iesp.edu.br.

Calendário do processo seletivo

De 06/06 a 16/07 (06 semanas):
Período de inscrições pelo site.

De 17/07 a 30/07 (02 semanas):
Período de seleção através de análise dos perfis.
Período de inscrições para vagas remanescentes.

De 31/07 a 25/08 (04 semanas):
Período de envio de documentação e efetivação de matrículas.
Novas inscrições poderão ser feitas em caso de novas vagas remanescentes.

01/09 (sexta-feira):
Início das aulas!

 

Clique aqui e inscreva-se na 4a edição!

Principais notícias

Pós Graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros do IESP
4ª edição

01/06/2017 | Portal Vitrivius

4a edição / Turma 2017/18

Carga Horária Total do Curso
510h

360h – Mínimo a cursar

Módulo Obrigatórios
240h
180h + 60h TCC

Módulos Eletivos
240h
120h – Mínimo a cursar: 120h (04 módulos)

Módulo Optativo (Workshop)
60h


Módulos Obrigatórios

CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO (30h)

Conceitos de criatividade e de inovação. O pensamento criativo. Bloqueios mentais. Técnicas de estímulo da criatividade. A criatividade na comunicação. A importância da imaginação no ambiente de trabalho. Potencializar o olhar estratégico aplicado ao universo da criatividade, estimular o perfil proativo com olhar diferenciado pertencente ao mundo do design e instrumentalizar o aluno para a aplicação estratégica no universo empresarial.

FUNDAMENTOS DA EFEMERIDADE (15h)

Conceitos, fundamentos e noções do que é efêmero. Histórico e caracterização da arquitetura temporária. Eventos transitórios e a sua relação antropológica. Panorama do Design de Interiores, Arte e Arquitetura Contemporâneos.

URBANISMO TÁTICO E ESPAÇO PÚBLICO (45h)

(em construção)

INTERVENÇÕES URBANAS (60h)

Produção, classificação e organização de uma intervenção urbana. Apropriação do espaço público por meio da arte, design e arquitetura. 

SEMINÁRIOS PARA O TCC 01, 02 e 03 (15h cada)

Apresentação de experiências que contribuam para a elaboração do TCC. Acompanhamento das ideias que possam vir a se transformar no TCC. Apresentação de modalidades de trabalhos científicos e dos seus instrumentos de investigação. Construção dos elementos de um projeto de pesquisa. Discussão dos procedimentos metodológicos. Análise das Diretrizes do Trabalho de Conclusão do Curso.


Módulos Eletivos

SUSTENTABILIDADE, ARQUITETURA E DESIGN (30h)

Conceituação e Histórico. Estudo dos fatores relacionados à sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural. O papel do arquiteto e do designer frente às questões envolvidas no design sustentável. O uso consciente dos recursos, materiais e processos.

ARTE E TECNOLOGIA (30h)

(em construção)

VITRINISMO E VISUAL MERCHANDISING (30h)

Capacitação no planejamento de montagem de vitrines e execução de exposição de produtos em pontos de venda, aplicando técnicas e conhecimentos estéticos e de composição, com a intenção de atrair o consumidor e impulsionar a venda de produtos nos diversos segmentos do mercado de varejo.

EXPERIMENTOS COM LUZ (30h)

Desenvolve modelos experimentais a partir da tradução do suporte no plano bidimensional para o tridimensional. Trabalha os conceitos de construção de modelos desvinculados do contexto funcional. Exercita a capacidade de abstração do aluno a partir do suporte sugerido, sem a utilização da representação gráfica como forma de desenvolvimento do raciocínio projetual.

PRODUÇÃO CENOGRÁFICA (30h)

Estimula a capacidade de síntese e o desenvolvimento do repertório para a elaboração de projetos cenográficos. Apresenta técnicas e conceitos para a concepção dos espaços narrativos. Entende a interdisciplinaridade da cenografia e as várias interfaces que se podem criar com os diversos segmentos, tais como a arte, a moda e o design.

CRIAÇÃO EXPOGRÁFICA (30h)

Planejamento e criação de ambientes tridimensionais que incentivam a compreensão do visitante, participação e envolvimento emocional em uma exposição. Apreensão de diferentes ferramentas para compreender e manipular o espaço utilizando de elementos simples existentes para projetar gráficos ou multimídia, a fim de tornar o conteúdo da exposição mais clara e acessível.

STANDS CORPORATIVOS E ARQUITETURA PROMOCIONAL (30h)

Espaços para exposições e/ou divulgação de instituições, produtos e serviços. Arquitetura de espaços provisório em feiras, exposições ou eventos de segmentos específicos. Parametrizações de projeto com foco na especificidade da materialidade: construção seca, provisoriedade, modulação dentre outros. Especulações propositivas: definição do perfil da empresa e público alvo; programa de necessidades: pré-dimensionamento; zoneamento e aspectos formais.

GESTÃO DE MARKETING, VENDAS E COMUNICAÇÃO (30h)

Capacitação na gestão da imagem profissional, mediante abordagem das tendências do mercado empresarial, pela aprendizagem de técnicas emergentes e fundamentais da área de administração de empresas, de modo a proporcionar ao profissional participante conhecimentos indispensáveis para uma atuação multiespecializada na carreira executiva.