A Pós DAEE

O conceito da Pós DAEE

Pós-graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros (DAEE), do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), surge da oportunidade em construir uma dinâmica acadêmica multidisciplinar entre os cursos de graduação de Design de Interiores e de Arquitetura e Urbanismo. Entende-se que a prática profissional deve estar atrelada à formação continuada e a conjuntura atual do mercado de trabalho carece de um perfil plural e com visão expandida de suas especialidades.

Por outro lado, a Pós DAEE se preocupa, também, com a formação social de um profissional cada vez mais envolvido com a cidade contemporânea, entendida, aqui, como um objeto múltiplo e diverso, isto é, um cenário de trocas e experimentações urbanas.


A demanda de produção de estruturas efêmeras, isto é, objetos concebidos para um determinado momento transitório e temporário, exige que o profissional envolvido nessa tarefa necessite se aprofundar em um campo do design e da arquitetura com regras e estratégias específicas.

Conceitos como fugacidade, economia, velocidade, leveza e adaptação, assim como tantos outros inerentes ao tema, são variáveis condicionantes e determinantes em intervenções idealizadas nesse campo de atividade.

As arquiteturas e estruturas efêmeras estão presentes no cotidiano do ser humano desde o seu passado mais remoto. O valor e o grande atrativo estão intimamente ligados ao planejamento, agilidade e ao dinamismo que se expressa desde as tendas dos indivíduos nômades aos grandes pavilhões de exposições.

O produto de uma arquitetura efêmera possui design de montagem rápida, que atende aos desejos de seus usuários, em um tempo determinado, envolvendo alta tecnologia, experiências sensoriais e que não altera a paisagem ao qual foi inserida.


Objetivos da Pós DAEE

Objetivo Geral

Ampliar o conhecimento teórico-conceitual sobre o campo da arquitetura e do urbanismo, enfocando o design temporário como produto de uma nova concepção espacial efêmera.

Objetivos Específicos

Formar profissionais capazes de desenvolver e gerenciar projetos, atividades e produtos destinados a causar sensações temporárias no ambiente construído e urbano;

Detectar novas necessidades de serviços de comunicação, produtos ou sistemas aplicáveis à empresas, instituições e autoridades públicas;

Capacitar o profissional para um modelo contemporâneo de cidade, onde o espaço público é cenário de novas possibilidades de experimentações;

Formar profissionais capazes de projetar dentre outros, stands para feiras, espaços originais para lançamentos de produtos, eventos, espaços itinerantes, mostras e espaços temporários.

A Pós-graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros (DAEE), do Instituto Superior de Educação da Paraíba (IESP), se lança no universo acadêmico com uma proposta inovadora e contemporânea de formação profissional capacitada na projetação de espaços temporários, estes cada vez mais importantes no mercado de trabalho das áreas do Design de Interiores e da Arquitetura e Urbanismo.


Equipe da coordenação da Pós DAEE

Coordenação da Pós DAEE/IESP
Ms.C. Pedro Freire de Oliveira Rossi
pedro@iesp.edu.br
+55 83 2106-3821
Coordenação Geral da Pós-graduação IESP
Ms.C. Odilon Carreiro de Almeida Neto
odilon@iesp.edu.br
Secretária da Pós-graduação IESP
posgraduacao@iesp.edu.br
+55 83 2106-3846


IESP Faculdades
BR 230, Km 14 / Estrada de Cabedelo
João Pessoa / Paraíba
www.iesp.edu.br
+55 83 2106-3800