A Pós DAEE

A demanda de produção de estruturas efêmeras, isto é, objetos concebidos para um determinado momento transitório e temporário, exige que o profissional envolvido se aprofunde em um campo do design e da arquitetura com regras e estratégias específicas.

Conceitos como fugacidade, economia, velocidade, leveza e adaptação, assim como tantos outros inerentes ao tema, são variáveis condicionantes e determinantes em intervenções idealizadas nesse campo de atividade.

As arquiteturas e estruturas efêmeras estão presentes no cotidiano do ser humano desde o seu passado mais remoto. O valor e o grande atrativo estão intimamente ligados ao planejamento, agilidade e ao dinamismo que expressa desde as tendas dos nômades, iglus, tensoestruturas, habitações móveis, grandes pavilhões de exposições ou estruturas e instalações do campo artístico.

O produto de uma arquitetura efêmera possui design de montagem rápida, que atende aos desejos dos clientes e usuários, em um tempo determinado, envolvendo alta tecnologia, experiências sensoriais e que não altera irreversivelmente a paisagem ao qual foi inserida.

A Pós Graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros (DAEE), do Instituto Superior de Educação da Paraíba (IESP), se lança no universo acadêmico com uma proposta inovadora e contemporânea de formação profissional capacitada na projetação de espaços temporários, estes cada vez mais importantes no mercado de trabalho das áreas do Design de Interiores e da Arquitetura e Urbanismo.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Ampliar o conhecimento teórico-conceitual sobre o campo da arquitetura e do urbanismo, enfocando o design temporário como produto de uma nova concepção espacial efêmera.

Objetivos Específicos

  • Formar profissionais capazes de desenvolver e gerenciar projetos, atividades e produtos destinados a causar experiências e vivências temporárias no ambiente construído e urbano;
  • Atender à novas demandas de serviços de comunicação, produtos ou sistemas aplicáveis ​​a empresas, instituições e autoridades públicas;
  • Explorar, analisar e ser envolvido nas novas formas de visualização para fora, para que a tecnologia digital é aplicada;
  • Formar profissionais capazes de projetar dentre outros, stands para feiras, espaços originais para lançamentos de produtos, eventos, espaços itinerantes, mostras e espaços temporários.
  • Desenvolver nos profissionais a capacidade criativa de gerar soluções para os problemas / conflitos da contemporaneidade;
  • Formar profissionais sensíveis capazes de criar, desenvolver e gerenciar projetos, atividades e produtos que estimulem as sensibilidades para os diversos territórios (do ambiente natural ao construído).

Equipe da coordenação da Pós DAEE

Coordenação da Pós DAEE/IESP
Ms.C. Pedro Freire de Oliveira Rossi
pedro@iesp.edu.br
+55 83 2106-3821

Coordenação Geral da Pós-graduação IESP
Ms.C. Odilon Carreiro de Almeida Neto
odilon@iesp.edu.br

Secretária da Pós-graduação IESP
Amanda França
posgraduacao@iesp.edu.br
+55 83 2106-3846



IESP Faculdades
BR 230, Km 14 / Estrada de Cabedelo
João Pessoa / Paraíba
www.iesp.edu.br
+55 83 2106-3800