3a Edição

Turma 2106/17

Carga Horária Total do Curso
360h – Mínimo
405h – Máximo

Disciplinas Obrigatórias
Total: 180h

Disciplinas Optativas
Total: 240h
Mínimo a cursar: 180h

calendário_1617

 

2016

CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO (30h)

Disciplina Obrigatória

Conceitos de criatividade e de inovação. O pensamento criativo. Bloqueios mentais. Técnicas de estímulo da criatividade. A criatividade na comunicação. A importância da imaginação no ambiente de trabalho. Potencializar o olhar estratégico aplicado ao universo da criatividade, estimular o perfil proativo com olhar diferenciado pertencente ao mundo do design e instrumentalizar o aluno para a aplicação estratégica no universo empresarial.

FUNDAMENTOS DA EFEMERIDADE (15h)

Disciplina Obrigatória

Conceitos, fundamentos e noções do que é efêmero. Histórico e caracterização da arquitetura temporária. Eventos transitórios e a sua relação antropológica. Panorama do Design de Interiores, Arte e Arquitetura Contemporâneos.

URBANISMO TÁTICO E ESPAÇO PÚBLICO (45h)

Disciplina Obrigatória

(em construção)

SUSTENTABILIDADE, ARQUITETURA E DESIGN (30h)

Disciplina Optativa

Conceituação e Histórico. Estudo dos fatores relacionados à sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural. O papel do arquiteto e do designer frente às questões envolvidas no design sustentável. O uso consciente dos recursos, materiais e processos.

2017

ARTE E TECNOLOGIA (30h)

Disciplina Optativa

(em construção)

VITRINISMO E VISUAL MERCHANDISING (30h)

Disciplina Optativa

Capacitação no planejamento de montagem de vitrines e execução de exposição de produtos em pontos de venda, aplicando técnicas e conhecimentos estéticos e de composição, com a intenção de atrair o consumidor e impulsionar a venda de produtos nos diversos segmentos do mercado de varejo.

EXPERIMENTOS COM LUZ (30h)

Disciplina Optativa

Desenvolve modelos experimentais a partir da tradução do suporte no plano bidimensional para o tridimensional. Trabalha os conceitos de construção de modelos desvinculados do contexto funcional. Exercita a capacidade de abstração do aluno a partir do suporte sugerido, sem a utilização da representação gráfica como forma de desenvolvimento do raciocínio projetual.

PRODUÇÃO CENOGRÁFICA (30h)

Disciplina Optativa

Estimula a capacidade de síntese e o desenvolvimento do repertório para a elaboração de projetos cenográficos. Apresenta técnicas e conceitos para a concepção dos espaços narrativos. Entende a interdisciplinaridade da cenografia e as várias interfaces que se podem criar com os diversos segmentos, tais como a arte, a moda e o design.

CRIAÇÃO EXPOGRÁFICA (30h)

Disciplina Optativa

Planejamento e criação de ambientes tridimensionais que incentivam a compreensão do visitante, participação e envolvimento emocional em uma exposição. Apreensão de diferentes ferramentas para compreender e manipular o espaço utilizando de elementos simples existentes para projetar gráficos ou multimídia, a fim de tornar o conteúdo da exposição mais clara e acessível.

 STANDS CORPORATIVOS E ARQUITETURA PROMOCIONAL (30h)

Disciplina Optativa

Qualificação profissional especializada na área de arquitetura promocional, aprofundando nos conhecimentos técnico-construtivos arquitetônicos, embasados em conceitos teóricos de visual merchandising. Criação de stands corporativos para espaços comerciais. 

INTERVENÇÕES URBANAS (60h)

Disciplina Obrigatória

Produção, classificação e organização de uma intervenção urbana. Apropriação do espaço público por meio da arte, design e arquitetura. 

SEMINÁRIOS PARA O TCC 01, 02 e 03 (30h)

Disciplina Obrigatória

Apresentação de experiências que contribuam para a elaboração do TCC. Acompanhamento das ideias que possam vir a se transformar no TCC. Apresentação de modalidades de trabalhos científicos e dos seus instrumentos de investigação. Construção dos elementos de um projeto de pesquisa. Discussão dos procedimentos metodológicos. Análise das Diretrizes do Trabalho de Conclusão do Curso.

GESTÃO DE MARKETING, VENDAS E COMUNICAÇÃO (30h)

Disciplina Optativa

Capacitação na gestão da imagem profissional, mediante abordagem das tendências do mercado empresarial, pela aprendizagem de técnicas emergentes e fundamentais da área de administração de empresas, de modo a proporcionar ao profissional participante conhecimentos indispensáveis para uma atuação multiespecializada na carreira executiva.