Javier Peña Ibánez: conheça o trabalho do convidado do Workshop Internacional DAEE 2016

Conheça um pouco do trabalho do nosso convidado para ministrar o Workshop Internacional DAEE 2016, o arquiteto espanhol Javier Peña Ibánez.

www.jotapei.com

Javier Peña Ibánez (1985, Logroño, Espanha) é arquiteto, formado na Universidade Politécnica, Escola Técnica Superior de Madri (ETSAM). A partir de uma visão especializada na difusão e na pesquisa da arquitetura, promove um diálogo que se desenvolve em paralelo com a arte, o design, o urbanismo e a participação cidadã.

Atualmente centra a sua atividade no design de espaços efêmeros, exposições e mobiliário em instituições como Matadero Madrid – Casa del Lector, Feria de Madrid IFEMA, Centro Centro Cibeles, Prefeitura de Madri, Círculo de Bellas Artes de Madrid ou La Casa Encendida; atividades que compatibilizam com a docência no IED, Instituto Europeu de Design de Madrid, assim como na organização e direção do Concéntrico, o Festival de Arquitetura e Design de Logronho.

Histórico

Javier venceu o Prêmio Internacional de Urbanismo e Gênero +Urbana +Humana e da Mostra de Arte Jovem La Rioja, na Espanha, entre 2009 y 2013. Em 2011, dentro do projeto Yo también me caso, apresentou a instalação Cásate con Madrid/Barcelona, no Festival Internacional de Arquitetura eme3 no Disseny HUB Barcelona e na Sala de Exposiciones Arquerías de Nuevos Ministérios de Madrid. No mesmo ano foi convidado para trabalhar em Logronho no projeto coletivo Habitar el Patio.

Em 2012 apresentou o projeto Cité surprise, cité surprenant no Festival des Architectures Vives (Montpellier, França), Bingo! Urban Tour no programa participar do Goethe Institut em Matadero Madrid, assim como o projeto coletivo Teulades em Girona (Espanha) dentro da residência criativa Movic.

Em 2013 participou da Feira Internacional de Arte Emergente JUST Madrid com a primeira peça do projeto Ciudad Doméstica, que foi apresentado em Logronho, em maio do mesmo ano, e em Madri, em setembro, no festival DecorAcción. No mês de junho realizou a instalação El cielo de Mulafest no Festival de Tendências Urbanas de Madri MULAFest, a produção Solidaridad sin rostro dirigida por Gloria Transmedia para a Fundación Germán Sánchez Ruipérez e a instalação coletiva Habitar el vacio para celebrar o décimo aniversario do Centro La Gota de Leche.

Em 2014 realizou os Muebles de Patio da feira Libros Mutantes em La Casa Encendida, com seu projeto Basics, o desenho expográfico da mostra Bohumil Hrabal e Cortázar. Lector del Mundo na Casa del Lector – Matadero Madrid, participou da exposição Cine Bogart. Imaginar un edificio em Centro Centro Cibeles, com a peça Escena, onde reinterpreta os espaços de um edifício mediante a abstração de uma estrutura metálica, e realizou o projeto Navidad Transmutada no Mercado de Abastos de Logronho.

Em 2015 promove e dirige o festival de arquitetura efêmera Concéntrico em Logronho, em colaboração com o Colegio Oficial de Arquitectos de La Rioja e a Prefeitura de Logronho. Realiza o desenho expográfico Ignacio Zuloaga y Manuel de Falla em Centro Centro Cibeles, assim como a mostra sobre Lampedusa y El Gatopardo na Casa del Lector – Matadero Madrid e o desenho de cenografia de Don Juan. El Musical.

Javier é professor do módulo Espaços Efêmeros no Curso Superior de Design de Interiores no IED, Instituto Europeu de Design. Proferiu palestras no Forum QUAM WIKpolis (Vic-Barcelona) e no Seminário Urbanismo Inclusivo (Vitoria-Gasteiz) entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s